Exercícios

PRIMEIRA PARTE (Exercícios)

1) Propriedades do Som

ALTURA 

Exercício 1
Comece tocando uma nota de cada vez no seu instrumento (acho mais fácil pelo teclado ou piano),isto é,uma nota após a outra.Depois de muito escutá-las,toque as duas juntas e perceba qual é mais aguda e mais grave.Depois de treinar muito as duas notas,você pode avançar e tocar 3 notas juntas(que pode até formar um acorde-outra lição que ensinarei mais pra frente),e veja qual é a mais grave,média e aguda.
Parece besteira e perca de tempo,né?
Porém se você fizer isso pelo menos 5 minutinhos por dia,você vai estar com um ouvido extremamente preparado para futuras lições de percepções que também pretendo ensinar,inclusive para "tirar músicas de ouvido".
Obs: Caso você não tenha nenhum instrumento,não desanime,na internet temos instrumentos virtuais,e aconselho que você procure pelo teclado,pois acho mais fácil o estudo,já que você está visualizando as notas com mais facilidade diferente do violão por exemplo.
Portanto,sem desculpa,hein? Bora estudar,que ainda temos muito a aprender ;)

Exercício 2
Agora vou postar uma foto de outro gráfico, para vocês treinarem cantando para sentirem essa diferença de  "grave-médio-agudo".Não se preocupem,não precisa cantar como "Christina Aguilera"(acho que ninguém consegue,rs),apenas cante uma nota(qualquer uma,e seguem a ideia do gráfico
.É simples,vamos pela lógica,se tiver uma reta,continuem na nota que começaram sem fazer modulações e mudar a nota,se tiver um "arco" para cima cantem mais agudo,e o "arco" para baixo,mais grave.

Obs2: NUNCA confundam ALTURA com VOLUME,não é pra sairem gritando,e sim mudar a nota com a voz...cantar uma nota diferenciada,vc pode cantar uma nota aguda baixa e ela continuará aguda. ;)

DURAÇÃO

Exercício 1


Nos exercícios das letras a,b,c é a altura + duração,vocês vão treinar as duas coisas ao mesmo tempo.Calma,é fácil.Vocês vão escolher uma nota inicial para cantar(ou tocar tanto faz),e a partir dessa nota se o gráfico estiver subindo você canta(ou toca) mais agudo,e se estiver descendo,mais grave.Contudo,não esqueçam,se liguem no tamanho das retas ou parábolas(curvas),elas vão determinar o tempo de duração de cada nota)
Concluindo,com esse exercício irá prevalecer a relação entre os sons graves,médios e agudos (altura),e entre os sons longos e curtos (duração).

Exercício 2
Com esse exercício vocês já vão estar obtendo uma noção rítmica.Essa junção das mãos com o som vocal "tá" é ótimo,treinem bastante,pois quando eu passar exercícios rítmicos com o Pozzoli vai ser mais difícil,pois terão notas,rs.
Não se esqueçam os traços verticais significam palmas e os horizontais "tá".
Analisem a primeira parte da letra "a".Quando estiverem batendo palma por traço vertical e falando "tá",vocês estarão cantando 4 tempos JUNTOS,ou seja ---> "tÁÁÁÁ",se estiverem cantando "tá-tá-tá-tá separado,está errado!

TIMBRE

TODOS esses gráficos apresentados podem ser realizados com diferentes timbres.Realize os exercícios anteriores variando o timbre.Use instrumentos e voz,sons corporais...enfim... qualquer coisa que saia som,rs.
_________________________________________________________________









Nenhum comentário:

Postar um comentário